o que são as Landing Pages e como funcionam?

o que são landing pages

Converter visitantes em leads é o primeiro passo para criar um relacionamento entre sua empresa e um cliente em potencial.

O que é uma landing page?

Uma página de landing é uma página em seu site que foi projetada para converter visitantes em leads. É diferente de outras páginas em seu site, pois segue ambos os critérios:

  1. Ele tem um formulário que permite capturar as informações de um visitante em troca de uma oferta desejada.

  2. O único propósito da landing page é converter visitantes em leads (uma página inicial com um formulário nela não conta como uma landing page porque serve a outros propósitos também).

Simplificando, uma landing page é qualquer página que tem um formulário nela e não inclui outras distrações — aqui está um exemplo:

Se você se lembrar de algo deste artigo, lembre-se que qualquer página em seu site sem navegação e um formulário usado para converter visitantes em leads é uma landing page, e cada site deve ter alguma.

Como funcionam as landing pages?

  1. Uma pessoa vê um chamado à ação e acaba em uma landing page com um formulário.
  2. A pessoa preenche um formulário, que os converte de um visitante em uma lead.
  3. As informações dos campos de formulário são armazenadas em seu banco de dados de leads.
  4. Com base nestas informações você entra em contato com ele e oferece seus produtos e serviços.

O Processo de Conversão

Embora a landing page seja o principal componente do processo de conversão, existem vários ativos que trabalham juntos para tornar sua conversão bem sucedida.

Chamadas para ação (CTAs): Um CTA é uma imagem ou linha de texto que solicita aos seus visitantes que completem uma ação específica. Nas landing pages, os CTAs dizem ao visitante onde devem clicar para acessar a oferta. Os CTAs podem ser encontrados em páginas do seu site onde o conteúdo se correlaciona com sua oferta, bem como em postagens relevantes do blog que suportam o conteúdo dentro de sua oferta. Quanto mais o CTA ressoa com a página de desembarque e outras páginas em que está sendo promovido, mais provável é que um visitante se converta.

Landing Page: A landing page em si abriga o formulário que um visitante preenche para acessar a oferta. Como mencionado anteriormente, seu único propósito é explicar os benefícios de uma determinada oferta e incentivar os visitantes a se converterem em leads. Uma vez que o formulário é enviado, um visitante deve ser redirecionado para uma página de “obrigado”.

O que você precisa antes de criar uma página de aterrissagem

Antes de mergulhar na construção da landing page, você precisa ter certeza de que fez todas as pesquisas de fundo necessárias para colocá-la em conjunto efetivamente.

Para isso, certifique-se de cobrir o seguinte antes de começar a trabalhar na própria landing.

As Personas compradora

Personas compradoras são representações semi-ficcionais de seus clientes ideais. Eles podem ser baseados em pesquisas de mercado e dados atuais dos clientes. Quando bem feito, eles podem dar-lhe uma visão clara sobre os comportamentos de seus clientes e como eles pensam, o que permitirá que você desenvolva o conteúdo mais valioso possível para eles.

A Oferta

Uma oferta é algo criado para fornecer valor aos visitantes do site, além dos produtos ou serviços que a organização vende. A oferta pode ser um e-book gratuito, webinar, guia de comparação, ou qualquer outra coisa que seja baixado e informativo sobre a seu negócio. Ele deve ir de mãos dadas com um ponto de dor particular que sua persona compradora 

A Jornada do Comprador

A Jornada do Comprador é o processo de pesquisa que um potencial comprador passa antes de uma compra. Pode ser dividido em três etapas diferentes: a etapa de conscientização, a etapa de consideração e a fase de decisão. Diferentes tipos de conteúdo devem ser criados para cada etapa específica da jornada para ajudar as pessoas a passar de um estágio para outro.

Construindo uma grande página de desembarque

Uma vez que você tem a pesquisa de fundo, é hora de colocar a landing page no ar. No entanto, há uma receita especial (montada e aperfeiçoada por profissionais de marketing de em todo o mundo) que você deve seguir para aumentar suas chances de conversão na página de destino.

Práticas recomendadas da página de desembarque

  • Crie uma chamada convincente: Você precisa desenvolver uma chamada que capture a atenção do visitante imediatamente e faça com que eles queiram ler. É a primeira coisa que verão quando chegarem à sua landing page, e você não quer que seja a última.
  • Transmitir eficientemente o valor da sua oferta: Transmitir o valor de uma oferta de forma concisa e eficaz é crucial para o desenvolvimento de sua landing page. Já ouviu falar do teste de piscar? O teste de piscar basicamente afirma que você precisa transmitir sua mensagem e valor antes que seu visitante tenha tempo para piscar— o que significa que você tem cerca de 3-5 segundos. Se você não fizer isso com sucesso, você corre o risco de perder essa conversão; normalmente é preciso apenas um “piscar” para alguém decidir se quer ficar na sua página de aterrissagem ou não.
  • Construa o Formulário: Quando você criar o formulário para sua landing page, esteja atento ao número de campos de formulário que você está incluindo. O número de campos de formulário que você tem deve se correlacionar com o estágio da Jornada do Comprador. Normalmente, para uma peça de conscientização, você deseja manter os formulários breves e obter informações básicas, como nome e endereço de e-mail. Quanto mais baixo o funil seu conteúdo é, mais campos você deve considerar adicionar como leads. Uma vez que eles estão na fase de decisão, você vai querer obter mais informações deles para ajudar o vendedor a entender melhor o contato para que eles sejam mais capazes de fechar a venda.
  • Remover navegação no local: Ao construir sua página de aterrissagem, você deseja remover qualquer oportunidade para seu visitante deixar a página. Ao remover a navegação do site de sua página de chegada, você permite que seu visitante se concentre apenas no conteúdo em questão, em vez de se distrair com outros links sedutores em seu site.
  • Inserir imagens: Quem não ama uma boa imagem? Certifique-se de incluir uma imagem relevante e envolvente em sua landing page para atrair o visitante. As pessoas são mais propensas a ficar em uma página se uma imagem cativante estiver presente.
  • Adicionar ícones de compartilhamento social: Embora você deva remover toda a navegação da página de desembarque, é importante incluir ícones de compartilhamento social para que as pessoas possam compartilhar a landing page com outras pessoas em suas plataformas sociais. No entanto, quando você clicar no ícone, ele abre em uma nova guia ou janela. Você não quer redirecionar as pessoas para longe da página, mas você quer dar-lhes uma opção clara para promovê-la.
  • Fornecer testemunhos quando relevante: Hoje em dia, as pessoas estão sempre olhando para avaliações de produtos e serviços antes de fazer uma compra, e isso pode se aplicar a landing pages também. Mas não inclua um testemunho que apenas vagamente vincula à sua oferta. Certifique-se de que se correlaciona diretamente com o que você está promovendo. Se não, é melhor deixá-lo fora. O mesmo conselho vale para colocar prêmios e elogios em sua página.

 

 

Quer Saber Mais? Fale Conosco

SUPER PROMOÇÃO

Aproveite esta incrível promoção relâmpago de criação de sites OnePage.

A PARTIR DE R$350

Promoção por tempo e quantidade limitada.