Quais os tipos de sites que existem, e qual o melhor para o meu negócio?

Você sabe Quais os tipos de sites que existem, e qual o melhor para o seu negócio?

 

No passado, quando a Internet estava se tornando cada vez mais popular, os sites eram estáticos e os blocos de texto e imagem da maioria dos sites mudavam pouco. Com o tempo, essa realidade mudou e todo o mercado virtual se consolidou, criando uma variedade cada vez maior de sites existentes, que podem ser usados para diversos fins.

Se você está procurando a melhor maneira de promover seus serviços e produtos na Internet, mas ainda não sabe como fazê-lo, então é hora de saber o papel decisivo que cada tipo de site deve atender melhor ao seu negócio.

Na postagem de hoje, você aprenderá a finalidade e os recursos de cada uso para fazer a melhor escolha. Explore 7 tipos principais de sites e boa leitura!

1. Site institucional

Sites institucionais são ideais para empresas que já possuem um público cativo ou que, ao menos, já está inteirado sobre os produtos e serviços que a organização desenvolve. Isso porque ele funciona como um cartão de visitas online, podendo ter pouco efeito para visitantes não familiarizados com o seu negócio.

Geralmente, esses sites contam com seções mais descritivas sobre a empresa, bem como produtos e serviços. Como eles costumam ser limitados do ponto de vista do Marketing Digital, novas estratégias têm sido aplicadas para potencializar esse modelo de site.

Vamos supor que você tem um consultório de advocacia e passa a prestar informações sobre leis e processos em uma linguagem acessível em seu blog. Essa tática conquista a simpatia e o interesse do visitante por sua marca, fazendo com que ele se torne um cliente em potencial, também conhecido como lead.

2. Site dinâmico

Os sites dinâmicos são aqueles que procuram combinar diferentes seções — sejam elas de cunho institucional ou um blog — dentro de um mesmo site. Ou seja, o conteúdo muda e expande-se com o passar do tempo.

Esse tipo de página contribui muito para ações mais efetivas de Marketing Digital, já que não se limita a falar apenas sobre seus produtos. Aqui, você pode adicionar um diário virtual oferecendo dicas e informações importantes para cativar seu cliente, por exemplo, através de conteúdo relevante e que gera interesse.

3. Loja virtual / e-commerce

Entender o que é um site de e-commerce não tem muito mistério, apesar de envolver um volume de trabalho imenso para mantê-lo atualizado.

Uma loja virtual se caracteriza pela venda direta de produtos e serviços ao cliente por meio da Internet. São muito bons para lojas de roupas, calçados ou mesmo serviços delivery e outros formatos diversos de venda.

Porém, para fazê-lo funcionar devidamente, procure desenvolver um site responsivo e que esteja constantemente atualizado com os produtos dispostos para venda e sua precificação.

4. Site one-page / mini-site

Os sites one-page ou mini-site possuem a grande vantagem de serem altamente responsivos. Por resumirem todo o conteúdo em uma única página subdividida por seções que abrem na própria home page, são bastante adequados para empresas com uma audiência jovem e ocupada, familiarizada com esse tipo de linguagem e acostumada com a rapidez da Internet.

Muitas universidades, escolas e empresas de Marketing têm optado por esse recurso, tanto pelo perfil do seu público quanto pela possibilidade de oferecer informação com rapidez e de sair na frente em relação à concorrência.

5. Portais

Os portais são ainda mais diversos e completos do que os sites dinâmicos citados anteriormente. Você já deve ter entrado em um site como o G1 ou o Yahoo!, que condensam uma grande quantidade de dados, informação e conteúdo. Esses sites costumam conter em uma mesma estrutura a seção de notícias, meteorologia, moda, e outras páginas diversas.

O objetivo de condensar tanta informação é o fato de os portais serem voltados para empresas que trabalham com dados e notícias e precisam atingir um grande número de visitantes todo os dias para manter seus negócios funcionando.

Gerenciar um site tão repleto de informação não é tarefa fácil, e a terceirização da administração de um trabalho como esse é parte integrante de sua estrutura. Muitos desses sites contam com colaboradores externos para produzir suas notícias e manter sua rede atualizada. Tudo depende do volume de dados que você possui e como pode geri-lo.

6. Hotsite

Os hotsites são sites esporádicos feitos para reforçar alguma campanha de publicidade ou de Marketing. Pode ser um produto novo ou mesmo algo sazonal que o seu negócio vai lançar e pelo qual as pessoas deverão nutrir um interesse passageiro.

Redes de fast-food, por exemplo, podem usar esse recurso quando lançam uma nova combinação de comes e bebes. É extremamente comum esse recurso no setor automotivo, quando do lançamento de um novo carro. O mesmo vale para marcas de roupas e calçados que vão lançar uma linha exclusiva. Tudo depende de como seu negócio atua e qual a importância de determinadas ações de publicidade.

7. Landing Page

As landing pages são muito similares aos hotsites, porém, o foco principal é trabalhar com todo conteúdo em uma única página para apresentação de serviços / produtos, geração de leads e vendas. Campanhas específicas em links patrocinados, redes sociais e outros costumam redirecionar seus visitantes para essas páginas, fazendo com que as empresas tenham uma visão melhor das conversões.

 

E então, gostou de saber quais os tipos de sites que existem, e qual o melhor para o meu negócio?

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