Quais são os diferentes tipos de sites?

Quais são os diferentes tipos de sites?

Alguns dos tipos mais comuns de sites são blogs, sites de comércio eletrônico, portfólios online e sites corporativos ou comerciais, mas há vários outros. Conhecer esses diferentes tipos de sites pode ajudá-lo a entender qual você precisa para o seu negócio ou projeto.

Este artigo mostrará os tipos mais comuns de sites, explicando como eles funcionam e como construí-los.

Ou, como alternativa, você deve considerar a contratação de um web designer como nós da Aceweb para construir seu site, especialmente se você está com pouco tempo e está atrás de algo complexo, sob medida ou verdadeiramente original.

1. Blog

Você provavelmente já se deparou com blogs em sua experiência de navegação, mas para aqueles que não são familiares, são diários online ou páginas informacionais que são atualizados regularmente.

Normalmente gerenciado por um indivíduo ou um pequeno grupo, um blog pode abordar qualquer tópico – sejam dicas de viagem, conselhos financeiros ou comentários. Blogs são frequentemente escritos em um estilo informal ou conversacional, mas aprender a monetizar blogs tornou-se um empreendimento popular para muitos escritores.

2. Corporativo

Menos de dois terços (64%) das pequenas empresas têm um site. Esse é um número surpreendentemente baixo, dado o quão importante é uma presença online para a credibilidade de uma empresa. E felizmente para você, isso significa que você pode construir um site para dar ao seu negócio a vantagem competitiva.

Você pode não vender diretamente através de um site corporativo, mas você pode usar esses sites para fornecer informações sobre o seu negócio, e para permitir que potenciais clientes saibam como eles podem entrar em contato com você.

O melhor de tudo, não custa muito criar um site corporativo confiável. Conosco da Aceweb, seu site pode sair a partir de R$400!!

3. Comércio eletrônico

Um site de comércio eletrônico, também conhecido como uma loja online, permite que você faça vendas online de produtos ou serviços. As lojas podem funcionar como sites autônomos ou serem combinadas com um blog ou site corporativo.

Por exemplo, um site puramente corporativo sem funcionalidade de comércio eletrônico ainda pode incentivar indiretamente os usuários a comprar algo, mas não pode aceitar quaisquer pagamentos.

4. Portfólio

Assim como um portfólio físico, esses tipos de sites são usados para exibir e promover exemplos de trabalhos anteriores. Usado principalmente por aqueles da indústria criativa, um site de portfólio pode ser usado como um CV, demonstrando suas habilidades para impressionar clientes ou futuros empregadores.

5. Notícias ou revistas

Sites de notícias e revistas precisam de pouca explicação. O principal objetivo de um site de notícias é manter seus leitores atualizados sobre assuntos atuais, enquanto as revistas online se concentrarão mais no entretenimento.

6. Mídias sociais

Todos conhecemos facebook e Twitter, mas sites de mídia social podem tomar muitas outras formas. Esses sites geralmente são criados para permitir que as pessoas compartilhem pensamentos, imagens ou ideias, ou simplesmente se conectem com outras pessoas em relação a um determinado tópico. Os sites de mídia social também estão cada vez mais se tornando o destino para as pessoas lerem as notícias.

7. Transmissão de TV ou vídeo

A Netflix, juntamente com sites similares como o NowTV, revolucionaram a forma como o mundo assiste televisão. Esses sites de streaming de vídeo têm visto sua popularidade aumentar nos últimos anos, com sites de catch-up como BBC iPlayer e All 4 representando exemplos mais tradicionais deste tema de site em particular mundo a fora.

8. Educação

Sites educativos também são bastante autoexplicativos. Esses sites são projetados para exibir informações sobre determinados tópicos, seja usando jogos interativos ou engajando projetos para manter o usuário ativo. Se você está procurando construir um desses sites, você deve pensar em contratar um desenvolvedor web para criar algumas ferramentas, jogos ou quizzes divertidos.

9. Portal

Os portais são usados principalmente para fins internos dentro de empresas, escolas ou instituições. Esses sites geralmente envolvem um processo de login, permitindo que os alunos por exemplo acessem o site da escola ou concedendo aos funcionários acesso a seus e-mails, alertas e arquivos em um só lugar.

10. Wiki ou fórum comunitário

Um site wiki permite que as pessoas colaborem online e escrevam conteúdo juntos. O exemplo mais popular é a própria Wikipédia, que permite que qualquer pessoa altere, adicione e avalie o conteúdo de cada artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.